Veja a forma mais fácil de economizar energia na sua casa

Todo mês você planeja reduzir sua conta de luz e, no entanto, quando recebe a conta, recebe um choque. Por que é que? A razão por trás disso não está planejando corretamente. Para reduzir o consumo de energia e sua conta de luz, a primeira e principal coisa a fazer é identificar os aparelhos que consomem mais energia. Depois de identificá-los, você poderá tomar as medidas necessárias para reduzir o consumo.

1.Ar condicionado e aquecedor de ambiente – os condicionadores de ar no verão e os aquecedores de ambiente no inverno são uma importante fonte de consumo de energia. Cerca de 47% do consumo de energia é devido a esses aparelhos.

2.Chuveiro elétrico – outra fonte potente de consumo de energia é o chuveiro elétrico na temperatura quente . Aquecer a água do chuveiro consome muita energia, o que, por sua vez, leva a um aumento de preço na sua conta de luz.

3.Máquinas de lavar e secar roupa – a lavanderia em casa também é a principal causa da alta conta de luz. Máquinas de lavar e secar consomem quase 13% de energia e o tempo necessário para concluir um ciclo é bastante, o que leva a muito consumo.

4.Geladeiras – embora a cada dia que passa sejam inventadas geladeiras modernizadas que reduzam o consumo de energia, a geladeira ainda é uma grande fonte de consumo de energia. Ele consome quase 4% da energia e, como todos sabemos, os refrigeradores funcionam quase 24 horas por dia, 7 dias por semana, portanto, muita energia é necessária.

5.Lâmpadas – embora as lâmpadas sejam pequenas e consumam menos, nós as usamos mais. Nós tendemos a usá-los demais e esquecemos de desligá-los quando não estamos na sala. Isso leva a um consumo acumulado de energia que, por sua vez, aumenta a conta.

Além desses, existem os dispositivos vampiros, que consomem energia mesmo quando desligados, como decodificador, laptop, impressora, modem, TV, etc.

Embora esses dispositivos consumam muita energia, não é impossível pará-los. Aqui estão algumas etapas básicas a seguir que podem levar a uma redução no consumo.

  • Desconecte os aparelhos – Depois de desligar os aparelhos, desconecte-os, para que os aparelhos vampiros não consumam energia extra, pois certos aparelhos, mesmo quando deixados no modo de espera, podem consumir até 20% de energia. Portanto, é aconselhável sempre desconectar um dispositivo quando o usuário terminar.
  • Instale sensores de luz solares e automáticos – A instalação deles em primeiro lugar pode custar caro, mas eles ajudarão você a economizar muito no futuro. Instale lâmpadas movidas a energia solar, para que o consumo de eletricidade possa ser reduzido. Além disso, a instalação de um sensor de luz automático na parte externa ou perto da porta principal também pode ajudar você a economizar.
  • Use luzes LED – luzes LED para consumir menos energia e ainda assim fornecer mais luz. Eles são perfeitos para uso doméstico.

Compre aparelhos com eficiência energética – o Selo Procel é uma forma de orientar o consumidor na hora da compra, indicando quais produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica. 

Continua depois da publicidade

Se você apenas fizer algumas alterações aqui e ali, deverá começar a ver uma redução na sua conta de energia, mesmo com os mesmos aparelhos. Boa sorte!