Se você é autônomo, pode estar cometendo esse grande erro de aposentadoria

As pessoas que trabalham sozinhas simplesmente não estão guardando dinheiro suficiente para uma aposentadoria confortável, segundo estudos. Uma razão para esse déficit de economia é que as pessoas que trabalham nos negócios planejam continuar trabalhando por mais tempo do que as pessoas que trabalham para outra pessoa.

Ser seu próprio chefe oferece mais flexibilidade em termos de quando você se aposenta e pode ajudá-lo a evitar a discriminação por idade que muitos americanos mais velhos enfrentam no local de trabalho. No entanto, acreditar que você tem total controle sobre sua carreira é um erro, que pode estar fazendo com que os empresários economizem menos e se segurem.

Quase 70% dos trabalhadores independentes e 54% dos empregados tradicionais esperam se aposentar após os 65 anos ou não se aposentar. Na realidade, a idade média de aposentadoria dos trabalhadores é de 62 anos de idade.

Planejar o futuro é essencial para garantir dias tranquilos quando chegar a hora de dizer “missão cumprida, posso relaxar em paz”.

Por onde começar? O primeiro passo é entender seu perfil e pensar em como seriam seus dias de descanso:

  • Quando você quer se aposentar?
  • Quanto você precisaria para viver por mês (principalmente despesas fixas, como moradia, alimentação, lazer e convênio de saúde)?
  • Quais gastos variáveis podem aparecer (como viagens, compra de bens e serviços, troca do carro, reforma da casa)?
  • Quantas pessoas viverão com a aposentadoria?
  • Quais serão as fontes de renda (apenas a aposentadoria, aluguel de imóvel, trabalhos pontuais)?
  • Com essas respostas, será possível traçar um objetivo para sua aposentadoria e um plano para chegar lá – sem deixar de viver o presente, claro.

Depois de visualizar como será a aposentadoria, é importante calcular quanto dinheiro será necessário para viver esse período, quantos anos você tem até se aposentar e quanto precisa juntar por mês até lá.

É necessário lembrar que, dependendo de onde você colocar o dinheiro, ele renderá de formas diferentes ao longo dos anos.

Com o cálculo de quanto será preciso guardar por mês, está na hora de decidir onde investir seu dinheiro para que os juros trabalhem por você, e para que a inflação não corroa suas economias.