Como reconstruir seu crédito em 5 etapas simples

Quando você tem crédito ruim, muitas portas estão fechadas para você. Você pode não se qualificar para empréstimos ou pode ter que se contentar com termos menos do que desejáveis, que custam milhares de reais durante os termos do empréstimo. Em alguns casos, crédito ruim pode resultar em prêmios de seguro mais altos, e alguns empregadores verificam os relatórios de crédito antes de decidirem contratá-lo.

Reconstruir seu crédito, se você passou por uma falência ou divórcio, ou se você cometeu erros nas suas finanças, não precisa ser complicado. Contanto que você tenha paciência e crie um plano, poderá recuperar seu crédito e, eventualmente, obter uma excelente classificação de crédito. Veja como fazer:

1.Verifique seu relatório de crédito
Saiba onde você está financeiramente. Verifique seu relatório de crédito para ver exatamente onde você precisa melhorar. Você tem muitos pagamentos perdidos ou atrasados? A utilização da sua dívida é muito alta? Essas dicas podem ajudá-lo a descobrir quais itens resolver primeiro. Você tem direito a um relatório gratuito de cada uma das agências de crédito, um por ano.

Verifique também o seu relatório de crédito quanto a erros e contas fraudulentas. Erros podem reduzir sua pontuação de crédito. Se algo estiver impreciso, discuta-o e corrija o problema. Essa pode ser uma das maneiras mais fáceis de aumentar a sua pontuação de crédito. Não se esqueça de levar as contas fraudulentas à atenção da agência de crédito e removê-las. Se você estiver preocupado com contas fraudulentas e roubo de identidade, pode congelar seu crédito para evitar mais problemas de roubo de identidade.

2.Organize para acompanhar seus pagamentos
O histórico de pagamentos representa o maior fator que afeta sua pontuação de crédito. Se você está atrasado em seus pagamentos, não poderá melhorar sua situação de crédito. Tente atualizar todas as suas contas. Se você não puder atualizar tudo de uma vez, entre em contato com seus credores e elabore um plano de pagamento. Seja franco ao entrar em contato com seus credores, explicando sua situação e informando que você deseja pagar sua obrigação. Informe seus credores quanto você pode pagar e quanto tempo espera pagar. Em muitos casos, é possível elaborar um acordo com o qual todas as partes possam conviver.

3.Pague suas contas no tempo a seguir
No futuro, pague suas contas em dia. Isso inclui contas que não são de crédito. Seus pagamentos de serviços públicos perdidos e pagamentos atrasados ​​de aluguel podem ser relatados às agências de crédito. Como o histórico de pagamentos é muito importante, é essencial estabelecer um padrão confiável para reconstruir seu crédito. No mínimo, você deseja evitar relatórios de falta de pagamento ou pagamento habitual em atraso. Considere configurar saques automáticos para evitar a perda de pagamentos no futuro.

4.Tente evitar o fechamento de contas de cartão de crédito
Quando possível, evite fechar contas de cartão de crédito . Quanto maior o seu histórico de crédito, melhor a sua pontuação. No entanto, se você estiver muito atrasado em seus pagamentos, poderá não ter escolha. Um plano de pagamento pode exigir que você cancele seu cartão de crédito. Se possível, mantenha suas contas mais antigas para ter um histórico de crédito substancial do seu lado.

5.Pagar dívidas
O segundo fator mais importante na sua pontuação de crédito é a sua utilização de crédito. Sua utilização de crédito é uma medida de quanta dívida você possui. É expresso como uma parte do crédito disponível que você está usando. Se você tem uma disponibilidade total de crédito de R$ 10.000 e está usando R$ 7.500, sua utilização de crédito é de 75%.

Se você estiver usando uma grande parte do seu crédito disponível, isso poderá contar com você. Crie um plano para pagar sua dívida um pouco mais rápido. Avalie honestamente suas despesas e reduza. Use o dinheiro que você economiza para reduzir sua dívida. Tente reduzir sua utilização de crédito para 30% ou menos. Se você puder reduzir sua dívida, a parte de utilização de crédito da sua pontuação melhorará e ajudará seu crédito em geral.

Continua depois da publicidade

Reconstruir seu crédito vale sua paciência. Siga as etapas listadas acima e você estará no caminho certo para obter uma pontuação de crédito superior. No entanto, não se esqueça de mostrar paciência. A melhoria do crédito não acontece da noite para o dia.