Como domar o cabelo crespo

Antes de começarmos a falar sobre como domar cabelos crespos, queremos explicar o que faz o seu cabelo crespo em primeiro lugar. Frizz é causado principalmente pela falta de umidade em seu cabelo ou umidade e excesso de umidade no ar. Outra causa comum de frizz é cabelos secos ou danos. Digamos que você tenha cabelos secos e danificados e vá para fora quando estiver úmido – o que acontece com o seu cabelo? O cabelo está seco, o que significa que quer absorver toda a umidade do ambiente. O resultado? Poof! Olá, frizz indesejado.

Aqui estão algumas dicas:

1. Escolha um xampu sem glicerina e sem sulfato.

Ao selecionar um xampu, procure por produtos com glicerina listados no topo da lista de ingredientes. Quanto mais próxima estiver a glicerina, mais concentrada ela está no produto. A glicerina ajuda a combater o frizz, penetrando no cabelo e hidratando-o de dentro para fora. Também é um ótimo umectante, o que significa que absorve aquela umidade extra no ar e cria uma camada protetora sobre a parte externa do cabelo, mantendo a umidade presa.

Além da glicerina, certifique-se de que o xampu que você está usando não contém sulfato. Os sulfatos são um ingrediente surpreendentemente comum no xampu, porque cria uma espuma. A desvantagem, no entanto, é que os sulfatos retiram o óleo natural do cabelo e podem fazer o cabelo secar, o que leva ao frizz. Os shampoos sem sulfato mantêm os níveis de óleo natural do cabelo deixando o cabelo com mais umidade.

2. Sempre use o condicionador.

O poder de um bom condicionador é frequentemente subestimado. Certifique-se de usar o condicionador toda vez que for lavar o cabelo para manter a cutícula hidratada para que a umidade penetre profundamente em cada fio. Isso ajuda a impedir que a cutícula se abra e deixe o excesso de umidade do ambiente entrar, o que a manterá suave. Ao procurar por um condicionador, procure um produto que contenha glicerina, bem como outros ingredientes hidratantes como manteiga de karité. Certifique-se de aplicar o condicionador dos comprimentos médios até as extremidades e mantenha-o longe de suas raízes para evitar a oleosidade.

3. Duas vezes por semana, use apenas condicionador no cabelo.

Você pode pensar que seu cabelo precisa ser lavado várias vezes por semana, mas, na realidade, na verdade não . A cada dois dias, aplique apenas o condicionador e pule o shampoo, depois lave-o. O condicionador contém uma pequena quantidade de surfactante, que é o que o shampoo usa para limpar o cabelo. Além disso, os condicionadores contêm uma pequena quantidade de óleo que se liga aos óleos no cabelo, limpando-os. Isso também é chamado de “co-lavagem”, que ajuda a manter o cabelo em pH ideal, pois você está reabastecendo a umidade e garantindo que os óleos naturais do seu cabelo não estejam sendo removidos.

Continua depois da publicidade

4. Use uma máscara hidratante uma vez por semana.

Manter o cabelo hidratado ajuda a impedir que a cutícula do cabelo se abra e deixe entrar a umidade, que é o maior contribuinte para o cabelo crespo. Tente fazer uma máscara de cabelo ou um tratamento de cabelo especializado uma vez por semana para manter o cabelo hidratado e menos propenso a danos de estilo. Procure por produtos que contenham óleo de coco ou óleo de mamona – ambos são surpreendentes para a hidratação e dar um brilho incrível ao seu cabelo.

5. Incorporar o óleo de coco em sua rotina de cabelo.

O óleo de coco tem benefícios infinitos para o seu cabelo, especialmente quando se trata de frizz. Tente criar o hábito de usar óleo de coco puro e orgânico em sua rotina de beleza. Você pode usá-lo de duas maneiras; o primeiro é como uma máscara. Aplique o óleo de coco ao longo do comprimento do cabelo, deixando-o descansar por algumas horas ou usando-o como tratamento noturno. O resultado é um cabelo visivelmente liso e palpável. Se você estiver olhando para combater o frizz rapidamente sem ter que enxaguar, aplique uma quantidade do tamanho de uma ervilha nas mãos, esfregue e alise as asas como um lutador de frizz on-the-go.

6. Deixe seu cabelo secar 90% antes de secar.

Deixando o seu cabelo secar 90% antes da secagem é uma arma secreta do estilista e é verdadeiramente uma mudança de vida! Ao deixar o cabelo parcialmente seco ao ar, você está permitindo que ele seque sem perturbar o fio de cabelo, o que ajuda a mantê-lo liso. Embora o calor de um secador de cabelo possa causar danos, o uso de um secador de cabelo quando seu cabelo já estiver praticamente seco minimiza o risco. Só não se esqueça de manter o secador em um ajuste de baixa temperatura e mantenha-o a 6 centímetros de distância do seu cabelo em todos os momentos. Além disso, certifique-se de mover a secadora de forma consistente, de modo que ela não superaqueça uma certa seção do cabelo e cause danos.

Fonte: www.luxyhair.com