10 manchas comuns e como tratá-los

Para dar alguns exemplos de como usar o conhecimento acima, aqui estão dez das manchas mais comuns que um homem pode esperar encontrar. Estes poderiam afetar tudo, desde seu jeans sujo para o seu melhor terno de negócios.

Leve sempre em conta o tipo de tecido e procure uma limpeza profissional se não tiver certeza do que pode e não pode aplicar – é muito mais barato pagar pela ajuda de um profissional do que substituir um terno porque você usou o limpador errado sobre ele!

Mas se você tem o seu coração na limpeza doméstica, aqui estão algumas dicas gerais sobre como lidar com manchas comuns. Os exemplos podem ser aplicados a outras manchas também. Novamente, lembre-se de ajustar de acordo com as instruções acima, dependendo do tipo de tecido em que a mancha está.

  1. Sangue: Lave imediatamente com água fria. Se possível, mergulhe em água a temperatura ambiente com detergente e deixe de molho por 10-15 minutos. Manche com um limpador enzimático, se possível, ou com amônia doméstica. Lave em uma carga separada.
  2. Manteiga / Banha / Óleo de Cozinha: Tratar imediatamente com água morna. Se possível, mergulhe em água morna com detergente, usando um spray ou um pré-tratamento, se disponível. Retire e aplique suavemente a mancha com detergente; Coloque o rosto para baixo em uma toalha de papel e deixe descansar. Repita conforme necessário. Para manchas persistentes, cuidadosamente aplique alvejante ou solvente de limpeza a seco do lado de dentro da roupa e descanse com as toalhas de papel voltadas para baixo e, em seguida, lave bem.
  3. Café: De molho imediatamente com água morna. Suavemente aplique a mancha com detergente ou com vinagre diluído em água. Lave na água mais quente recomendada para o tecido e repita conforme necessário. Evite sabão em barra ou em pó, que pode definir a mancha permanentemente.
  4. Manchas de suor/axila e amarelecimento de colarinho: Lave com água quente e detergente. Se o amarelamento persistir, mergulhe em água morna e deixe repousar com uma camada de sal, ou aplique um limpador enzimático. Bleach pode ser usado para remover manchas em brancos como uma última solução.
  5. Tomate à base de tomate: Retire o excesso de molho / pasta com cuidado com uma faca de manteiga de colher. Coloque detergente líquido na mancha. Lave com água fria por baixo da mancha; novamente, você não quer empurrá-lo de volta para o tecido. Launder normalmente, de acordo com a tag.
  6. Graxa para motor / Óleo para máquina: Tratar imediatamente com água morna. Assim que possível, mergulhe em água morna com detergente para serviço pesado. Remova, trate a área manchada com detergente diretamente e deite-a com as toalhas de papel voltadas para baixo. Lave separadamente. Repita conforme necessário.
  7. Lama / Sujeira: Mergulhe e agite (agite ao redor) em água morna para remover o máximo possível. Aplique detergente nas manchas restantes e deixe de molho por 20 a 30 minutos. Enxague e repita. Lave normalmente e trate as manchas restantes com água sanitária, se possível.
  8. Vinho: Tratar imediatamente com água morna. Salgue a mancha e deixe repousar se possível. Lave o sal, passe suavemente com detergente ou glicerina e deite-se sobre uma toalha de papel. Lave novamente e lave normalmente. Evite sabonetes em barra ou em flocos, que podem definir a mancha permanentemente.
  9. Urina e fezes: remover e enxaguar imediatamente em água fria. Evite o calor, que pode definir as proteínas permanentemente. Mergulhe e agite em água fria com detergente. Escorra e mergulhe novamente, deixando em repouso por 20 a 30 minutos. Lave imediatamente.
  10. Odores: Nem todas as manchas são visíveis. Para os odores que persistem através de uma lavagem normal, aplique cristais de carbonato de cálcio ou carvão activado e deixe repousar durante várias horas (ou vários dias, conforme necessário). Sacuda e use um vácuo suave para limpar os resíduos. Se houver uma mancha visível junto com o odor, use um limpador de enzima. Febreze também pode fazer maravilhas aqui.

Fonte: www.artofmanliness.com